Esse Blog eu abri com o intuiuto de buscar a História da minha cidade natal, minha querida Araras, que hoje, junho de 2010, se situa no quilômetro 170 da Rodovia Anhanguera.
Como não sou historiadora, mas adoro história, esse Blog irei preenchendo aos poucos, de acordo com as minhas descobertas.
Essa idéia de descobrir a história da cidade onde nasci, surgiu de uma viagem a Italia. Como boa ararense, sou mais uma entre tantos descendentes de italianos que vieram pro Brasil em busca de uma vida nova. Essa viagem foi especial por encontrar parte da minha família, que retornou do Brasil para sua terra natal, na região italiana do Lazio. Ao mesmo tempo, pra quem já teve a oportunidade de visitar países como os europeus, sabem que muito valor é dado para sua história, e isso fica impresso em monumentos, e até mesmo "ruínas" conservadas em parques arqueológicos, ou no meio da cidade, a exemplo do Coliseu de Roma, que depois de quase 2000 anos, ainda é capaz de nos dar uma boa idéia de como era e funcionava, em seus áureos tempos.
Nesse intercâmbio-cultural-familiar travado entre mim e uma "cugina", "prima" em italiano, comecei a buscar a história de nossos avós, bisavós e tataravós, e percebi o quanto perdemos da nossa história, sem a conservação de documentos, construções, marcos e outros locais que poderiam contar a nós e outras pessoas contos e fatos acontecidos nessa região.
E Araras tem muito pra contar! A passagem pela cultura do café, a antecipação da abolição da escravatura à Lei Áurea e a imigração italiana já são boas razões para aguçar a curiosidade de pessoas que se interessam em conhecer sua própria história. Mais interessante seria ainda se conseguíssemos acesso a tais lugares, a fim de enriquecer o conteúdo do blog e mostrar locais belissimos, se eles ainda existirem. Diversas fazendas são famosas na região justamente pela sua história - no Memorial do Imigrante, em São Paulo, podemos ver fotos da Fazenda Sta. Gertrudes, numa exposição que conta a história cafeeira - mas pouco se sabe sobre seu estado de conservação e o acesso ao público também é restrito.
Talvez, terei que percorrer alguns percalços para conseguir enriquecer esse blog. Mas, como dizia outro cugino "Pianpiano!!!!", isto é, "Devagarzinho" conseguiremos construir esse pequeno túnel do tempo.
Ci sentiamo presto!
A gente se fala!
Nenhum comentário:
Postar um comentário